terça-feira, 6 de janeiro de 2009




O nada

Isto não têm importância! Disse a tartaruga ao jovem.Num momento em que a juventude incomodava mais que a beleza.
Insistente o jovem queria saber. Os jovens sempre querem saber. O saber se transforma numa condição de vida incontrolável e pode virar uma maldição. Sabedoria em demasia pode mata se ficar em movimento. Pode cegar; corromper e incomodar.

- Mas, por quê nada mais importa, se existe tanta vida lá fora? Perguntou o jovem sonhador.

É porque, aqui já houve luz. Houve esperança e sonhos. Agora estamos velhos e só vemos as marcas do tempo em nossas vidas. Por isso, nada tem importância. Respondeu a velha tartaruga.

- Então me ensine a ver como vocês! Retrucou. Façam-me velho. Tirem de mim a juventude que ainda existe, talvez eu entenda e encontra essa paz e afirmação.

A tartaruga velha calou-se. Percebeu que o “nada” havia tomado conta de mais coisas do que deveria. Você deve procurar suas resposta pela vida. Não podemos ajudar. É a sua juventude que incomoda.Vá! Com certeza encontrará um sentido melhor do que o “nada” que existe em mim
(...).

De Magela – adaptação de falas do filme: “A história sem fim”.