quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal, minha filha!


Laço, fita, Natal e festão


Tenho uma foto de minha filha,
E junto dela um pé de laranja lima
Que meu pai plantou no fundo do quintal.
Poderia ser uma decoração qualquer, se ele não me falasse.

Era difícil explicar para alguém
Que eu gostava de ali ficar,
Imaginando aventuras em outras galáxias,
Ou, então montado num poderoso alazão.

Era aquele pé magrinho, que ouvia quando a tristeza
Batia-me e, por Beatriz mais uma lágrima da alma
Saltava--me...
E em seus galhos caiam.

Certa vez, era Natal. Todos lá em casa ganharam como presente
Bonecos de Papai Noel. Meu pai coitado, não tinha imaginação,
Parecia que ele se encantava com aqueles bonecos, mais
Do que poderia. Parava comprava e nos dava com alegria.

Meus irmãos agradeciam, mas logo, deles se desfaziam.
Eu os pedia para mim. Eles morrendo de rir, me davam seus bonecos...
Até os gatos sumiam apavorados, talvez imaginando
Coisas que não existiam.


Arrumava-os naquela árvore...
Ajeitava em seus galhos, aquele bonecos...
Alguns, até rasgados e incompletos.
E terminava a decoração com bolas e festão.


À noite, ficava na janela olhando minha arrumação...
Laços e fitas, lima e limão, luz da lua a clarear,aAlguém naquela imensidão.
Dava tempo ainda, antes que a gente dormia,
De repor Beatriz na lembrança do meu coração.


De Magela e Carmem Teresa Elias

(Arrume sua árvore de Natal com alma e sutileza. Há aqueles que não se importam com os símbolos, mas sempre haverá olhinhos atentos que ainda acreditam em seus sonhos. Feliz Natal, minha filha!)